21/05/2022
Crosta de Marte tem semelhanças com um bolo

Crosta de Marte tem semelhanças com um bolo

A sonda InSight, da Nasa, segue revelando detalhes sobre a geologia de Marte. Explorando o “Planeta Vermelho” desde 2018, a missão coletou informações que apontam para a existência de uma crosta formada por duas ou três camadas, como um bolo, segundo a Nature.

Agora, Marte passa a ser o primeiro planeta a ter seu interior medido, à exceção da Terra. “Até agora, esta informação estava faltando”, disse Brigitte Knapmeyer-Endrun, sismologista da Universidade de Colônia, na Alemanha, durante um encontro virtual da União de Geofísica Americana.

Graças a um sismômetro extremamente sensível, cientistas estão ouvindo a energia geológica que corre pelo astro. Foi assim que eles conseguiram captar o primeiro “martemoto”, um tremor similar a um terremoto, ocorrido em abril de 2019. Até o momento, o equipamento registrou quase 500 deles, de acordo com o investigador principal da missão, Bruce Banerdt.

Por meio dos dados obtidos com os tremores, sismologistas estão mapeando a estrutura interna do planeta. Os especialistas explicam que como a energia sísmica percorre o solo em dois tipos de ondas distintas, a diferença entre o movimento delas permite aos pesquisadores calcularem onde começam e terminam o núcleo, o manto e a crosta de Marte, além de dar uma ideia da composição de cada camada.

Saiba mais: https://olhardigital.com.br/2020/12/22/noticias/sonda-revela-que-crosta-de-marte-tem-semelhancas-com-um-bolo/

#Marte #OlharDigital

Siga o Olhar Digital nas redes sociais!
Estamos no Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn. ⬇️😉

Instagram ➡️ https://www.instagram.com/olhardigital
Twitter ➡️ https://twitter.com/olhardigital
Facebook ➡️ https://www.facebook.com/olhardigital
LinkedIn ➡️ https://www.linkedin.com/company/olhar-digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gosta do Portal Tradesman? Por favor, compartilhe com seus amigos!