16/10/2021
B3SA3: os efeitos de uma possível concorrência e porque sigo comprando

B3SA3: os efeitos de uma possível concorrência e porque sigo comprando

Como vocês sabem, B3SA3 sofreu um pouquinho nas últimas semanas. E, eu como boa investidora de longo prazo, fiz alguns aportes nessas quedas e vou contar porque eu acredito que ela é uma empresa que ainda vale a pena.

A B3SA3 acabou apanhando bastante nos últimos meses. O principal motivo é o rumor de uma nova Bolsa, que seria a primeira concorrente para a B3. Esse fato começou quando José Berenguer pediu para sair do Conselho da B3. Para quem não sabe, Berenguer faz parte da XP Investimentos e esse fato despertou essa preocupação no mercado.

Na minha visão, cedo ou tarde, uma concorrência surgirá. Mas, com apenas 4 milhões de pessoas negociando na Bolsa de Valores, acredito que esse ainda não é o momento. Mas, como em todos os setores, o livre mercado traz benefícios para o consumidor/investidor. Afinal, hoje a B3 tem taxas e emolumentos consideráveis.

Para ilustrar o cenário onde uma concorrente chega nesse mercado, trouxe o exemplo do México. Lá, a BIVA surgiu como a segunda Bolsa de Valores do país. Após três anos do início das operações, a BIVA não conseguiu ter uma participação de mais de 10% no share do mercado. Mesmo crescendo ano a ano, a participação da nova Bolsa ainda é muito pequena.

Para mostrar o quão complexo é a entrada de uma nova Bolsa, precisamos entender todos os serviços que a B3 presta. E, principalmente, o fato de que uma concorrente precisaria usar serviços da própria B3, como o clearing, por exemplo. Com isso, a barreira de entrada de novos operadores é gigantesca, visto o investimento em tecnologia, dados e questões como essa.

Para ficar ainda mais por dentro do quanto o mercado da Bolsa de Valores é interessante, separei alguns dados:

O mercado de ações movimenta R$ 33 bilhões, com crescimento de volume de negociação de 27%, comparando com o ano anterior.

Olhando para a base, ainda temos 3,7 milhões de CPFs investindo na Bolsa. Isso ainda é muito pouco para sentir a necessidade de uma concorrente nesse mercado.

Olhando especificamente para B3SA3, encontramos indicadores de uma empresa rendodinha. EBITDA, lucro, PL, margem e outros indicadores crescendo trimestre atrás de trimestre.

Falando em margem, sem concorrentes, hoje a B3SA3 tem uma margem de mais de 40%. Uma concorrente com certeza derrubaria esse indicador, que hoje é bem alto.

Além disso, B3SA3 tem um modelo de negócio bem diversificado, ganhando dinheiro de diversas maneiras.

Por isso, aproveitei as quedas de B3SA3 para fazer um aporte e comprar mais 1000 unidades destas ações. Acredito que ainda possa cair no curto prazo, mas olhando pro crescimento da Bolsa no Brasil, entendo que é um papel muito promissor olhando para o longo prazo.

E você, acredita em B3SA3? Aproveitou as quedas para comprar? Ou vendeu tudo? Deixe sua opinião nos comentários, inscreva-se no canal e eu vejo você no próximo vídeo.

– QUER CORRETAGEM ZERO PARA INVESTIR NA BOLSA DE VALORES? ABRA SUA CONTA NA CLEAR: https://bit.ly/2o0gBKl

– Quer desconto nas assinaturas do TRADEMAP? Saca só esses cupons!
Use CARAVELADABEA para qualquer plano!
Link: https://trademap.com.br/planos/

– Quer receber os melhores relatórios sobre o mercado financeiro? Assine a LEVANTE INVESTIMENTOS! Utilizando o cupom BEA15 você garante 15% de desconto. Acesse aqui: https://levanteideias.com.br/series/

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS!
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/bea_aguillar/
TWITTER: https://twitter.com/bea_aguillar
TELEGRAM: https://t.me/listavipdabea

Eu sou Bea Aguillar, analista CNPI, investidora e educadora financeira e se você quiser ajudar o canal Papo de Bolsa a crescer, atingindo mais pessoas com nosso conteúdo sobre o mercado financeiro, então INSCREVA-SE, DEIXE O SEU LIKE E COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO FEITO COM MUITA DEDICAÇÃO PARA VOCÊS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gosta do Portal Tradesman? Por favor, compartilhe com seus amigos!