28/10/2021
Crise a caminho? O que fazer se a bolha realmente estourar na Bolsa de Valores

Crise a caminho? O que fazer se a bolha realmente estourar na Bolsa de Valores

Hoje nós vamos falar sobre um indicador criado por Warren Buffet, uma das principais referências do mercado financeiro, que é muito usado para entender se existe uma crise ou possível bolha prestes a estourar logo ali na frente.

Como vocês devem ter acompanhado, nos últimos dias alguns gurus do mercado falaram sobre uma possível crise a caminho. Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai rico, pai pobre”, foi um deles. E, para entender se existe algum fundamento nisso, vamos usar o indicador Wilshire 5000.

Criado em 2001, Wilshire 5000 é um indicador que faz a relação da captação das empresas do mercado americano com a produção econômica do país. Essa correlação é feita com a divisão de um dado pelo outro.

Olhando o gráfico, vemos que o Wilshire 5000 está em sua máxima histórica. Ponto de atenção: em todas as crises anteriores, esse indicador também atingiu sua máxima histórica antes de estourar uma bolha. Ao pé da letra, esse indicador nos aponta que hoje o mercado americano está hiper caro, com as pessoas pagando qualquer preço por ativos. Vale lembrar que 25% do mercado americano é composto por empresas de tecnologia, como Tesla, por exemplo.

Isso significa que você precisa entrar em parafuso? Não. Vale lembrar que o mercado de ações apresenta períodos de bonança e períodos de maior estresse. É evidente que uma hora uma bolha vai estourar ou uma crise nova vai aparecer. Mas, não vale a gente tentar prever isso a todo momento.

E, para você entender mais sobre isso com reflexões de grandes autores desse nicho, eu indico dois livros: “O investidor inteligente”, de Benjamin Graham, que é uma bíblia do mercado financeiro. E “A psciologia financeira”, uma obra mais nova, mas que traz reflexões nesse sentido.

Além de indicar esses dois livros, eu aconselho que você se acalme e busque boas oportunidades. Além disso, esteja bem preparado psicologicamente para enfrentar momentos de crise. É o melhor a se fazer, já que não é possivel saber quando será a próxima bolha.

Na prática você deve diversificar sua carteira e investir de maneira que você se sinta confortável para possíveis momentos de crise.

Por fim, mais importante do que falar sobre crise ou não é: crie uma estratégia que te deixe dormir tranquilo. Como sempre falo, use na Bolsa o dinheiro que você aceita o risco. Portanto, esteja em paz com suas escolhas. E lembre-se: como tudo na vida, as crises tem começo, meio e fim.

E você, acredita nessas previsões? Usa o Wilshire 5000? Se uma bolha estourar hoje, você está tranquilo com a sua estratégia? Deixe sua opinião nos comentários, inscreva-se no canal e eu vejo você no próximo vídeo.

– QUER CORRETAGEM ZERO PARA INVESTIR NA BOLSA DE VALORES? ABRA SUA CONTA NA CLEAR: https://bit.ly/2o0gBKl

– Quer desconto nas assinaturas do TRADEMAP? Saca só esses cupons!
Use CARAVELADABEA para qualquer plano!
Link: https://trademap.com.br/planos/

– Quer receber os melhores relatórios sobre o mercado financeiro? Assine a LEVANTE INVESTIMENTOS! Utilizando o cupom BEA15 você garante 15% de desconto. Acesse aqui: https://levanteideias.com.br/series/

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS!
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/bea_aguillar/
TWITTER: https://twitter.com/bea_aguillar
TELEGRAM: https://t.me/listavipdabea

Eu sou Bea Aguillar, analista CNPI, investidora e educadora financeira e se você quiser ajudar o canal Papo de Bolsa a crescer, atingindo mais pessoas com nosso conteúdo sobre o mercado financeiro, então INSCREVA-SE, DEIXE O SEU LIKE E COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO FEITO COM MUITA DEDICAÇÃO PARA VOCÊS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gosta do Portal Tradesman? Por favor, compartilhe com seus amigos!