16/05/2022
Minério de ferro: SUPER ALTA e quais ações ainda podem se dar bem

Minério de ferro: SUPER ALTA e quais ações ainda podem se dar bem

Essa semana o preço de commodities como aço e minério de ferro foi um dos temas mais comentados e fez com que um boom sobre o tema acontecesse. E, como o nosso foco é sempre discutir o que tá rolando no mercado financeiro, vamos comentar esse assunto.

O primeiro motivo para essa alta acontecer envolve o tombo que muitas economias levaram em 2020, em meio a pandemia. E, com isso, muitos países estão fazendo investimentos pesados em infraestrutura e na própria indústria. Com isso, o mercado de commodities se beneficia e surfa essa onda. Um desses países é a China, que tem a pretensão de ser uma das maiores economias do mundo, e é uma das maiores importadoras de minério de ferro do Brasil.

O segundo motivo também tem a ver com a China. O país tem demandado há alguns anos um minério de ferro com alto grau de pureza. E, quem consegue prover isso para eles? CSNA3 e VALE3, duas empresas brasileiras e listadas em Bolsa de Valores.

O terceiro motivo é o fato da estimativa de que em 2021 o Brasil exportará cerca de 60% a mais de minério de ferro do que em 2020. Isso é calculado em acordo com a balança comercial do país. E, olhando para esses números, nossa média diária de exportação já está 68,5% maior que o ano anterior.

Visto esse movimento, trouxe alguns indicadores sobre as principais ações deste setor na nossa Bolsa de Valores. Para se ter ideia, a média do setor está em 5,4x o EV/EBITDA.
Olhando para os papéis, USIM5 é a que está com maior desconto quando olhamos para esse indicador.

Além disso, fizemos um comparativo entre CSN Mineração e Vale. Nessa visão, temos CMIN3 um pouco mais descontada do que a Vale. Puxando um pouco o histórico, vemos que mesmo com a alta recente de VALE3, o papel está negociando abaixo da média do EV/EBITDA dos últimos 3 anos.

Beleza, sabemos agora que o minério de ferro está no hype e que devemos olhar com carinho esse setor. Mas, afinal, o quanto esse movimento impacta no resultado das empresas?

Com base em estudos, cheguei a informação de que pra cada 5% de alta do minério de ferro, o EBITDA de CMIN3 e VALE3 deve acompanhar 7%. Isso pode ser muito bom.

Sabendo de tudo isso e vendo a percepção dos analistas, eu faço a pergunta para você: vale comprar? Investe ou investirá em VALE3 ou CMIN3? Deixe sua opinião nos comentários, inscreva-se no canal e eu vejo você no próximo vídeo.

– QUER CORRETAGEM ZERO PARA INVESTIR NA BOLSA DE VALORES? ABRA SUA CONTA NA CLEAR: https://bit.ly/3fhULsl

– Quer desconto nas assinaturas do TRADEMAP? Saca só esses cupons!
Use CARAVELADABEA para qualquer plano!
Link: https://trademap.com.br/planos/

– Quer receber os melhores relatórios sobre o mercado financeiro? Assine a LEVANTE INVESTIMENTOS! Utilizando o cupom BEA15 você garante 15% de desconto. Acesse aqui: https://levanteideias.com.br/series/

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS!
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/bea_aguillar/
TWITTER: https://twitter.com/bea_aguillar
TELEGRAM: https://t.me/listavipdabea

Eu sou Bea Aguillar, analista CNPI, investidora e educadora financeira e se você quiser ajudar o canal Papo de Bolsa a crescer, atingindo mais pessoas com nosso conteúdo sobre o mercado financeiro, então INSCREVA-SE, DEIXE O SEU LIKE E COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO FEITO COM MUITA DEDICAÇÃO PARA VOCÊS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gosta do Portal Tradesman? Por favor, compartilhe com seus amigos!