28/10/2021
Previdência Social: é o maior esquema de pirâmide do Brasil?

Previdência Social: é o maior esquema de pirâmide do Brasil?

Você já deve ter ouvido falar que a previdência social, nosso famoso INSS, é uma pirâmide financeira. Mas, será que isso é verdade, será que a previdência social é o maior esquema pirâmide do Brasil?

Atualmente, esse é o principal sistema de aposentadoria da maioria dos brasileiros. Quando nós pensamos em nos aposentar, a coisa mais comum que vem na nossa cabeça é o INSS. A verdade é que essa costuma ser a única opção que as pessoas em geral conhecem para se aposentar. Porém, eu não confiaria tanto assim no INSS para me aposentar, principalmente se eu tivesse buscando como se aposentar cedo.

Isso porque a previdência social, nos moldes que foi realizada, não é sustentável no longo prazo. A previdência social funciona da seguinte forma: os benefícios pagos hoje são frutos das contribuições das pessoas que estão trabalhando de carteira assinada. Se você contribui para o INSS, esse dinheiro que você paga todos os meses para o governo, não fica guardado para você, mas sim é utilizado para pagar os benefícios dos que já estão aposentados.

Esse sistema até poderia dar certo há alguns anos atrás, quando pouquíssimas pessoas conseguiam viver a ponto de conseguir se aposentar e existiam muitos contribuintes para uma quantidade muito pequena de pessoas que recebiam esse benefício. Mas, com o aumento da expectativa de vida média do brasileiro, essa razão de pessoas que contribuem para o INSS, para pessoas que recebem esses benefícios da previdência social, tem cada vez mais diminuído, e se o envelhecimento da população brasileira continuar da forma que está, esse sistema se tornará insustentável.

Como não se trata de investimentos, mas sim de um sistema que necessita da captação constante de outras pessoas que têm que pagar alguma coisa para entrar na base do negócio, sob a promessa de que no futuro irão receber compensações financeiras, que serão pagas por outras pessoas que entrarão no negócio, e assim por diante, o INSS pode ser visto como um esquema pirâmide. Essa é a real definição de o que é uma pirâmide financeira.

Nesse vídeo, nosso objetivo foi te apresentar um outro caminho para sua aposentadoria, para que você não precise ficar a mercê da previdência social do governo. Por meio dos juros compostos dos seus investimentos, você consegue se aposentar mais cedo e melhor.
Existem diversos tipos de investimentos para aposentadoria. Investimentos como fundos imobiliários e ações que pagam dividendos são uma ótima forma de entender como começar a investir.

Saber como começar a investir para aposentadoria pode fazer com que você, ao invés de receber no máximo 6 mil reais, possa receber todos os meses cerca de 20 mil reais somente por meio de dividendos.

A bolsa de valores está lotada de ótimas oportunidades para se investir e receber uma renda passiva no futuro. Aprender a como investir na bolsa de valores irá te dar a possibilidade de investir em diversos ativos, como ações, fiis, etf’s entre outros. Esses ativos poderão se tornar uma fonte gigantesca de renda passiva, podendo te fazer se aposentar só com o pagamento dos seus proventos.

A educação financeira é libertadora e te permitirá a aprender a como investir em ações, a como investir em fundos imobiliários, a encontrar os melhores investimentos para seu futuro e a aprender a como se aposentar cedo. Assim, você evita depender da previdência social do governo e pode conseguir ter uma aposentadoria bem mais tranquila da que você teria se dependesse 100% do INSS.

⚠***LINK PARA A PRÉ-VENDA DO MEU LIVRO***⚠

Alguns vídeos que podem te ajudar a entender melhor o assunto:

5 PASSOS PARA GANHAR DINHEIRO INVESTINDO NA BOLSA DE VALORES

OS 4 MELHORES INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA (mais rentáveis e seguros) | CDB, LC, LCI e LCA

AÇÕES PARA SE APOSENTAR! Entenda como investir para ter uma renda mensal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gosta do Portal Tradesman? Por favor, compartilhe com seus amigos!