27/10/2021
The Walking Dead: o que são EMPRESAS ZUMBIS e como elas afetam a economia de um país

The Walking Dead: o que são EMPRESAS ZUMBIS e como elas afetam a economia de um país

Hoje nós vamos falar sobre um tipo de empresas que estão espalhadas pelo mercado, assombrando investidores, principalmente nos Estados Unidos. Sim, hoje falaremos sobre as empresas zumbis. Se você nunca ouviu essa expressão, eu explico o que significa e por que elas são consideradas zumbis.

Empresas zumbis são aquelas que não conseguem por meio do seu lucro operacional arcar com suas despesas com juros. Ou seja, elas estão tomadas por empréstimos que não conseguem pagar os juros das suas dívidas. Nos Estados Unidos, muitas empresas entraram nesse looping com a crise de 2008 e até hoje sobrevivem desta maneira.

É como se ela estivesse quase acabada, mas continua sobrevivendo, de maneira bem preocupante. Para se ter uma ideia, 19% das empresas americanas são consideradas zumbis. E, para identificar se uma empresa é zumbi ou não, existe um indicador valioso.

Esse indicador é o índice de cobertura de juros, mais conhecido como ICJ. A fórmula dele consiste em EBIT/Despesas de juros. Quando esse índice estiver próximo ou abaixo de 1, significa que a organização é zumbi e não consegue pagar os juros dos seus empréstimos. É o famoso respirando por aparelhos.

Muitas pessoas defendem que essas empresas deveriam “morrer” para gerar espaço para novas empresas nascerem, para evitar que o crescimento do país seja comprometido.

Na prática, para exemplificar nós tivemos a Hertz, locadora de veículos, que acabou sofrendo ainda mais com a pandemia. Gestores estão tentando realizar uma reestruturação, mas isso implica em novas dívidas, novos empréstimos e um ciclo vicioso.

Olhando para a Bolsa brasileira, listei algumas empresas com índice próximo aos de empresas consideradas zumbis, usando o cálculo mencionado acima, como PRIO3, VULC3 e YDUQ3.

Com isso, você deve se perguntar: como os juros podem interferir em empresas norte-americanas e acabar piorando a situação? Eu respondo! O aumento na taxa de juros faz com que a dívida aumente e, consequentemente, em casos extremos, a torne impagável.

Bom, esse é o resumo sobre empresas zumbis. E você, investe em alguma empresa zumbi? Acredita que é possível reverter essa situação? Deixe sua opinião nos comentários, inscreva-se no canal e eu vejo você no próximo vídeo.

– QUER CORRETAGEM ZERO PARA INVESTIR NA BOLSA DE VALORES? ABRA SUA CONTA NA CLEAR: https://bit.ly/2TvH9Cp

– Quer desconto nas assinaturas do TRADEMAP? Saca só esses cupons!
Use CARAVELADABEA para qualquer plano!
Link: https://trademap.com.br/planos/

– Quer receber os melhores relatórios sobre o mercado financeiro? Assine a LEVANTE INVESTIMENTOS! Utilizando o cupom BEA15 você garante 15% de desconto. Acesse aqui: https://levanteideias.com.br/series/

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS!
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/bea_aguillar/
TWITTER: https://twitter.com/bea_aguillar
TELEGRAM: https://t.me/listavipdabea

Eu sou Bea Aguillar, analista CNPI, investidora e educadora financeira e se você quiser ajudar o canal Papo de Bolsa a crescer, atingindo mais pessoas com nosso conteúdo sobre o mercado financeiro, então INSCREVA-SE, DEIXE O SEU LIKE E COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO FEITO COM MUITA DEDICAÇÃO PARA VOCÊS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gosta do Portal Tradesman? Por favor, compartilhe com seus amigos!